As redes sociais estão cada vez mais presentes na nossa vida. Elas são poderosas aliadas na busca por informações, além de nos conectar a amigos e familiares. Porém, não é segredo que o uso excessivo delas pode se tornar prejudicial – inclusive no ambiente de trabalho.
Para lidar com esse hábito cada vez mais comum, é preciso tomar algumas atitudes. Veja abaixo cinco dicas para evitar que o uso constante das redes sociais prejudique seu trabalho:
As notificações de curtidas e comentários nos dão um senso de urgência muito grande. Com elas, temos a impressão que precisamos ver imediatamente o que está acontecendo, quando, na verdade, quase nunca é assim. Portanto, desligue as notificações nas configurações do seu celular. Isso diminuirá bastante aquela vontade de se atualizar o tempo todo.
Assim como você tem horário certo para comer, descansar e trabalhar, uma boa ideia é definir horários certos para navegar nas redes sociais. Ao manter uma rotina, é mais fácil evitar ficar o dia inteiro com o celular na mão, rolando a linha do tempo em busca de atualizações.
Estamos tão inseridos nas nossas redes sociais que nem sempre reparamos quanto tempo ficamos dedicados a isso. Uma boa maneira de medir o tempo gasto é ter aplicativos que fazem esse cálculo. O Screen Time e o QualityTime, ambos gratuitos, são dois exemplos de aplicativos que fazem esse trabalho. Com essa informação em mãos, é mais fácil fazer um controle e passar mais tempo aproveitando a vida real ou sendo produtivo no trabalho.
Além de criar barreiras no próprio smartphone, outra forma de dificultar seu acesso às redes sociais é deixar o celular longe fisicamente – ao menos no ambiente de trabalho. Seja em uma gaveta, na sua bolsa ou na mochila, as barreiras que você criar entre seu celular e você vão diminuir sua vontade de mexer nele o tempo todo.
Caso você sinta que precisa de uma medida mais drástica para limitar seu acesso a redes sociais, uma opção pode ser não usar os aplicativos no celular. Dessa forma, você se força a acessá-las através do navegador de internet, seja no smartphone, seja apenas em um computador. Se, além disso, você desconectar de seu usuário toda vez que fechar o navegador, é melhor ainda. Esse trabalho extra diminui a vontade de ficar o tempo todo atualizando as novidades.