O Setembro Amarelo é o mês do ano em que celebra-se a valorização da vida. Durante esse período, diversas atividades são realizadas em todo o país como forma de incentivo à saúde mental e ao bem-estar. Porém, é sempre importante destacar que esses cuidados precisam ser permanentes – inclusive no ambiente de trabalho.
Na maioria das vezes, a pressão do dia a dia pode acabar sobrecarregando os profissionais, independentemente da área de atuação. Nesse momento, um acompanhamento psicológico pode ser fundamental para garantir que a relação com o ambiente de trabalho seja mais saudável.
De acordo com o livro “Psychology Applied to Work”, do autor americano Paul Muchinsky, o impacto da psicologia no ambiente de trabalho vai além, e engloba seis áreas diferentes: seleção e atribuição, treinamento e desenvolvimento, avaliação de performance, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho e ergonomia.
Nestas áreas, a atuação dos psicólogos pode ser ampla, contribuindo significativamente para o entendimento, desenvolvimento e melhoria da saúde física e mental de todos os envolvidos, criando assim um ambiente mais propício para o desenvolvimento.
Sabemos que a saúde mental ainda enfrenta muitos tabus e preconceitos, fato que reforça a importância do Setembro Amarelo. Buscar um profissional especializado e falar sobre os problemas enfrentados – sejam eles de caráter pessoal ou profissional – não deve ser visto como uma atitude de fraqueza, mas sim como um primeiro passo para o autoconhecimento e autocuidado. Acredite, os resultados podem ser surpreendentes!
O CIEE/PR apoia o Setembro Amarelo e defende a valorização da vida durante todo o ano. Conheça um pouco mais sobre o trabalho dos profissionais de psicologia junto aos jovens aprendizes clicando AQUI!