Na última sexta-feira, 06/03, o CIEE/PR realizou a formatura do Programa de Aprendizagem, Turma Professor Zaki Akel Sobrinho, dos cursos de Serviços Administrativos; Varejo e Supermercado; Comércio e Varejo e Telesserviços/Telemarketing.
Estiveram presentes no evento diretores e conselheiros do CIEE/PR; representantes das empresas parceiras: BTCC – na pessoa da diretora de gente, Etyani Greborgi e EQUATORIAL – pela coordenadora de RH, Lauriane Gil; bem como aprendizes e seus familiares.
Na abertura da solenidade o presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, parabenizou os formandos pela trajetória profissional iniciada junto ao CIEE, dando destaque ao trabalho de capacitação através do Programa de Aprendizagem, que oportuniza a milhares de jovens, especialmente aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a chance de descobrirem suas vocações, sendo preparados para os desafios do mundo do trabalho.
Na sequência o homenageado pelas turmas, o Paraninfo, professor Zaki Akel Sobrinho, saudou a presença de todos e ressaltou a importante missão de transformar vidas e construir futuros que o CIEE/PR desempenha ao longo de seus 52 anos de fundação, sendo essa, a ponte entre o mundo da educação e o mercado de trabalho.
Zaki compartilhou a história de sua trajetória profissional que, assim como eles, teve início cedo na loja da família, que na época fez despertar o interesse pelo curso de administração.
Já na universidade teve a oportunidade de ser recebido e apadrinhado, pelo então reitor da UFPR, professor Ocyron Cunha, e foi justamente nessa fase de descobertas que percebeu que a educação é um processo de transformação na vida das pessoas.
Ao término de seus estudos, seu propósito de vida havia mudado: já não queria mais ser um administrador de empresas, mas sim mudar o mundo através da sala de aula, incentivar que os alunos encontrassem novos horizontes, ajudando-os a se fortalecer para a vida e o mundo do trabalho. Foram 33 anos dentro da universidade, onde ocupou inúmeros cargos até chegar ao posto de reitor.
Ao finalizar sua fala, deixou como reflexão aos formandos uma frase de Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo” e um conselho “Sejam eternos aprendizes, estar preparados para o mercado de trabalho, significa estar aprendendo a cada momento. ”