Entenda porque a procrastinação é um mau hábito e suas consequências. Ainda, veja dicas para vencê-la no dia a dia.
Estima-se que 90% da população tem episódios de procrastinação em seu dia a dia, ou seja, substitui atividades prioritárias e importantes por outras agradáveis ou menos relevantes e urgentes.
A procrastinação pode ser inofensiva quando acontece em raros momentos, mas é um grande problema quando se torna um hábito.
Por que temos o hábito da procrastinação?
De forma geral, a procrastinação pode estar ligada ao medo, à ansiedade ou mesmo à preguiça, e é um comportamento aprendido ao longo dos anos. No início, pode ser apenas um hábito ruim, mas que, aos poucos, torna-se algo mais grave. Algumas das causas são:
- Medo da tarefa, do fracasso e da crítica.
- Planejamento e metas irreais;
- Perfeccionismo.
- Problemas com a definição de prioridades e limites.
- Momento ruim e capacidade de concentração.
- Autoavaliação inadequada e avaliação de tarefas.
- Sem saber por onde começar.
- Preguiça.
- Pouco interesse na tarefa.
Quais os prejuízos da procrastinação?
A procrastinação pode ter consequências em vários níveis, tanto no curto quanto no longo prazo. Esse hábito pode gerar diversos prejuízos, como:
- Não podemos atingir os objetivos.
- Não permite ter tempo livre de lazer.
- É um desperdício de energia.
- Ansiedade e estresse.
- Sintomas depressivos.
- Sensação de ineficácia.
- Insatisfação e sentimento de fracasso.
Como vencer a procrastinação?
A mudança de pequenos hábitos no dia a dia pode ajudar a vencer a procrastinação. Confira algumas dicas.
1. Planeje seu trabalho
O planejamento é fundamental para lidar com a procrastinação. No início do dia ou ao final da noite anterior, faça uma pequena lista com suas tarefas, organizando por prioridades. Dessa forma, você não ficará perdido sem saber por onde começar.
2. Faça as coisas difíceis ou desagradáveis primeiro
Aprenda a fazer essas atividades logo no início do dia. Enfrentar primeiramente as atividades difíceis faz você se sentir bem consigo mesmo e tornará mais fácil lidar com o que vier a seguir. Além disso, você não irá ficar postergando o que deve fazer.
3. Comece a agir
O planejamento é importante, mas, se você nunca começar, apenas terá a ilusão de sensação de controle e segurança. Quando você só pensa no problema e em seus compromissos, ao invés de enfrentá-los, somente aumenta a procrastinação e suas consequências. Por isso, assim que terminar seu planejamento, comece a agir imediatamente.
4. Enfrente seus medos
O medo é uma das causas da procrastinação. Mas é importante entender que na vida existe o risco de errar, de causar má impressão, de falhar e de sofrer. Não enfrentá-los, não irá fazer com que eles desapareçam. Portanto, comece a encarar os erros e as falhas como oportunidades de aprendizado. Dessa forma, não terá medo de errar.
5. Estabeleça metas alcançáveis
Criar metas para si mesmo pode ajudar a não adiar as tarefas que precisam ser feitas. Contudo, é importante que elas tenham um prazo limite e sejam alcançáveis. Não perca tempo com coisas impossíveis, mas sim, com o que pode ser alcançado no prazo estabelecido.
Acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR. Ainda, acompanhe nosso canal no YouTube e Facebook.
Fontes consultadas:
https://www.estarsaudemental.com.br/procrastinacao-atinge-ate-90-da-populacao-em-geral/
https://escoladainteligencia.com.br/blog/vicio-da-procrastinacao/