Você já sabe qual carreira seguir? Para te ajudar na escolha, confira uma lista com os 3 melhores testes vocacionais gratuitos disponíveis na internet
Escolher uma profissão pode ser um desafio. Afinal, entre tantas opções, às vezes, não é fácil saber qual se encaixa melhor no seu perfil. Para ajudar nesse processo, existem muitos testes vocacionais que podem funcionar como guias para a sua escolha.
Por isso, selecionamos os três melhores testes vocacionais gratuitos da internet para você realizar. Aproveite!
A importância do teste vocacional
Fazer uma avaliação como essa é uma excelente maneira de iniciar a busca por uma profissão, pois auxilia na orientação e no direcionamento da escolha de uma carreira.
O teste vocacional é uma ferramenta simples que ajuda os jovens a compreenderem melhor seus interesses, habilidades e aptidões. Dessa forma, eles podem tomar decisões mais embasadas sobre qual carreira seguir.
Além disso, esse “guia” também contribui para a prevenção de escolhas inadequadas que poderiam levar à insatisfação no futuro, economizando tempo e recursos ao direcionar o foco para áreas de maior afinidade.
Entretanto, é fundamental lembrar que o teste vocacional deve ser utilizado como uma orientação adicional, um ponto de partida. Nunca considere apenas ele para fazer sua escolha.
Os melhores testes vocacionais gratuitos da internet
Existem diversos testes vocacionais gratuitos disponíveis na internet e que são fáceis de fazer. Conheça os principais:
1. Guia da Carreira
O Guia da Carreira possui um dos melhores testes vocacionais totalmente gratuitos na internet, criado com base na Teoria das Escolhas Vocacionais do psicólogo americano John Holland.
Para fazer, basta visitar o site do Guia da Carreira e responder a 15 perguntas. No final, insira seu nome e e-mail para conferir o resultado. Siga as instruções e escolha a opção que melhor representa você. Após concluir o teste, receberá uma lista de carreiras que se alinham ao seu perfil.
2. G1
O teste vocacional do G1 foi desenvolvido em parceria com o Instituto Colméia e é bastante abrangente.
Para começar, responda a um questionário com 30 afirmações, atribuindo uma pontuação de 0 a 5 para cada uma (em que 0 significa discordar totalmente e 5 representa concordar totalmente). Ao concluir, você receberá uma análise breve da sua personalidade e algumas sugestões de carreiras mais compatíveis com o seu perfil.
3. Sejabixo!
O teste vocacional gratuito do Sejabixo! é bastante completo. Nele, você deve informar as “Atividades que descrevem o que gosto de fazer”, com um total de 105 opções – dentre as quais você escolhe aquelas que realmente lhe interessam.
Após selecionar suas preferências, um formulário será exibido, atribuindo pontuações a 15 grupos de profissões. Quanto mais pontos um grupo obtiver, maior será sua afinidade com as carreiras relacionadas a ele.
Cada grupo inclui indicações de possíveis carreiras que correspondem ao seu perfil.
4. Dica extra: Jornada Comportamental
O CIEE/PR disponibiliza aos estudantes cadastrados a Jornada comportamental, uma ferramenta de autoconhecimento que, por meio de gamificação e storytelling, faz a identificação do seu perfil predominante.
No fim do teste, com seu perfil já mapeado, também são disponibilizadas informações específicas de cada perfil (Analista, Comunicador, Executor ou Planejador), como as suas características, seus pontos fortes e pontos de atenção. Lembrando que para fazer o teste, é obrigatório estar cadastrado no portal do estudante.
Dicas para fazer um bom teste vocacional
Para ter um bom resultado e a avaliação realmente representar seu perfil, você deve ter alguns cuidados ao responder às questões. Veja algumas dicas:
- Seja você mesmo;
- Seja honesto nas respostas, responda com a realidade e não como você gostaria que fosse;
- Relaxe durante as respostas;
- Leia a pergunta mais de uma vez, se necessário;
- Reserve um tempo adequado para concluir o teste sem pressa;
- Faça mais de um teste vocacional para ter uma visão mais ampla;
- Considere os resultados com cautela.
Lembrando que um teste vocacional deve ser usado como um adicional para sua escolha e nunca como um fator decisivo.
Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para conferir outras dicas para desenvolver habilidades profissionais e escolher sua carreira, além de notícias e novidades do CIEE/PR.