Superando a timidez: confira 7 dicas para melhorar seu dia a dia

A timidez tem te limitado? Então, veja 7 dicas para superá-la nos estudos e no trabalho

 

A timidez é um traço de personalidade encontrado em muitas pessoas. No entanto, ao ingressar na escola ou no mundo do trabalho, ela pode atrapalhar o seu desenvolvimento e crescimento. Por isso, é importante saber como superar a timidez e não permitir que ela limite o seu dia a dia.

Confira 7 dicas que preparamos para você:

1. Não é um problema!

Na verdade, a timidez não é um problema mas, sim, uma parte da personalidade de uma pessoa. No entanto, ela pode se tornar uma questão delicada quando leva à ansiedade extrema ou à fobia social. A diferença está na quantidade de desconforto em situações sociais e em como isso afeta a vida da pessoa.

Pessoas tímidas podem sentir medo em situações sociais mas, geralmente, conseguem enfrentar isso de alguma forma. Muitas pessoas famosas, como Albert Einstein, Nelson Mandela, Brad Pitt e Tom Hanks, foram ou são declaradamente tímidas.

Sendo assim, é preciso entender que a timidez é um traço característico seu. Você pode ser tímido. A grande diferença está em não permitir que a timidez atrapalhe o seu dia a dia.

2. Use-a a seu favor

A timidez é apenas um problema se for percebida como tal. Seus pontos fortes podem ser usados a seu favor. Por exemplo, pessoas tímidas:

  • são excelentes observadoras;
  • são atentas e pensativas;
  • são boas ouvintes;
  • tendem a construir amizades profundas e duradouras.

3. Não foque em seus pontos negativos

Todo mundo possui ao menos uma qualidade positiva e você não é exceção. Portanto, concentre-se nisso! Não vale a pena ficar remoendo coisas que você acredita não ser capaz de fazer, pois essa atitude só cria pensamentos negativos e um ciclo difícil de escapar. 

Em vez disso, faça uma lista de suas boas qualidades e lembre-se delas quando a ansiedade aumentar.

4. Pratique a respiração profunda

Controlar a respiração pode ajudar a acalmar a sensação de agitação causada pela timidez. Se possível, deite-se na cama com as mãos no abdômen, respire profundamente pelo nariz e conte mentalmente até cinco. Ouça a sua respiração e esteja consciente dos seus movimentos.

5. Exponha-se (gradualmente) a situações sociais

Faça uma lista das situações sociais que te deixam mais nervoso e enfrente-as, começando pelas menos assustadoras e, aos poucos, avance para as mais desafiadoras. Isso vai te ajudar a superar a timidez e a se sentir mais confiante em diferentes contextos sociais.

6. Pratique falar em público

Para superar o medo de falar em público, pratique diante de um espelho, imaginando que está conversando com alguém. Isso ajudará a controlar a ansiedade e a se sentir mais preparado para situações sociais desconhecidas.

7. Mude o foco de si mesmo para os outros

Em situações que geram ansiedade, nossa atenção desempenha um papel importante. Se nos concentrarmos no que está acontecendo ao nosso redor, em vez de em nossos próprios pensamentos internos negativos, será mais fácil nos acalmar.

Por exemplo, imagine que você está prestes a fazer uma apresentação para um grupo de pessoas, seja no trabalho ou na escola. Se começar a se preocupar demais consigo mesmo, pensando algo como “nunca vou conseguir, agora vou ficar corado(a) e todos vão perceber” só estará alimentando pensamentos negativos.

Em vez disso, tente se concentrar no ambiente ao seu redor. Observe as pessoas usando seus celulares, fazendo anotações e repare em suas roupas. Pense no que você tem a dizer, não na sua situação.

Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para conferir outras dicas para desenvolver seu crescimento profissional e pessoal, além de notícias e novidades do CIEE/PR. 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo