O Programa Aprendizagem, desenvolvido pelo CIEE/PR, cumpre os objetivos da Lei n° 10.097/2000, regulamentada pelo decreto federal nº5.598/2005 e portaria n°723/2012 M.T.E.. Esse processo de capacitação profissional auxilia às empresas no cumprimento das cotas obrigatórias de contratação de aprendizes, proporcionalmente ao número de empregados efetivos, destinado a adolescentes e jovens com idade entre 14 a 24 anos, regularmente matriculados no Ensino Fundamental ou Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.
Leia MaisO Estágio é um ato educativo complementar e de responsabilidade social para as empresas que oferecem oportunidades de profissionalização aos jovens. Podem ser estagiários os estudantes com idade igual ou superior a 16 anos, regularmente matriculados e frequentando cursos do Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Médio (pós-médio), Educação Profissional de Nível Superior (tecnologia), Educação Superior (graduação), Pós-Graduação e Educação Especial.
Leia Mais
“O programa aprendiz literalmente me abriu portas. Evoluí de uma maneira indescritível, tanto no âmbito profissional como pessoal. Aprendi a ser mais comunicativa, a ter uma relação melhor com meus gestores. As experiências que adquiri como aprendiz vou levar para a vida toda.”
“O programa contribuiu muito para meu processo de desenvolvimento profissional. Tenho orgulho em dizer que fui aprendiz e que isso transformou a minha vida. Atualmente estou no outro lado da história, como responsável por contratar aprendizes na empresa em que atuo.”
“O estágio me proporcionou um novo olhar acerca do ambiente escolar e serviu como descoberta da própria identidade. Foi um período onde adquiri valiosas e duradouras experiências, assim pude desenvolver minhas habilidades.”
“O estágio foi determinante para meu desenvolvimento na carreira profissional e pessoal. Foi a porta de entrada necessária para meu aprendizado. Hoje, 10 anos depois, só tenho a agradecer o CIEE/PR e ressaltar a importância que esta entidade representa para os jovens.”
“Agradeço aos instrutores que nos ensinaram, motivaram e sempre se colocaram à disposição para nos ajudar e guiar nessa fase de crescimento pessoal e profissional. Posso dizer que foi um grande aprendizado!”
“Sem dúvidas o CIEE foi a porta de entrada para minha carreira profissional e sou grato por todas as oportunidades e experiências que me proporcionou até hoje.”