Iniciar um estágio com certeza é um momento decisivo na vida de um estudante, pois é a oportunidade de unir o conhecimento teórico obtido em sala de aula à prática da profissão, com todos os desafios do dia a dia.
Geralmente, esse é o primeiro passo da vida profissional de muitas pessoas, sendo uma ótima chance de descobrir as principais áreas do campo de estudo, desenvolver habilidades e, claro, criar conexões com profissionais consolidados.
Mas, para aproveitar ao máximo esse momento, é preciso entender o panorama de um estagiário. Aqui, no blog do CIEE/PR, separamos algumas dicas e atitudes que podem ajudar esses novos profissionais a aumentarem suas chances de sucesso no ambiente corporativo.
O que faz um estagiário?
O estagiário é aquele estudante contratado por uma empresa, e que agora, aprenderá na prática sua área de formação.
Diferentemente de um empregado regular, que pode ser contratado via CLT ou como prestador de serviços (PJ), o foco do estágio não é apenas o trabalho em si, mas o desenvolvimento educacional do estudante, conforme determina a Lei 11.788.
Os estagiários são incluídos nesse espaço para testar conhecimentos teóricos, ganhar experiência prática, e desenvolver suas habilidades com a orientação de um supervisor, que geralmente é um profissional já capacitado na área.
Quais os direitos do estagiário?
A Lei do Estágio (Lei nº 11.788/08) assegura aos estudantes direitos para que possam realizar sua jornada teórico/prática nas empresas.
Veja abaixo quais são eles:
- Bolsa-auxílio: o valor mensal que o estudante recebe da empresa durante o período da realização do estágio;
- Auxílio-transporte: a empresa deverá fornecer ajuda de custo para o deslocamento do estudante, garantindo que ele possa ir até o estágio;
- Carga horária reduzida em semana de provas: se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliação, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante;
- Seguro contra acidentes pessoais: é obrigatório e deve constar no contrato de estágio;
- Recesso remunerado: após 01(um) ano de estágio, o estudante possui direito a 30 dias de recesso remunerado.
O que as empresas esperam do estagiário?
Vale destacar que o estagiário também precisa entender algumas questões, que são:
- Cumprir as atividades determinadas no contrato de estágio;
- Preencher o relatório de avaliação a cada 06 meses;
- Zelar pela boa conduta profissional, dentro e fora do ambiente corporativo;
- Respeitar as normas internas da empresa.
É claro que isso pode variar conforme a instituição, o local em que o aluno foi contratado e muitos outros fatores, mas, geralmente, essas são as iniciativas que se esperam e baseiam-se no comprometimento pessoal do estudante, como também os estagiários que estejam dispostos a aprender, tenham ambição profissional e demonstrem comprometimento.
Outras qualidades importantes são a autonomia e a capacidade de comunicação e trabalho em equipe.
Dicas para ser um estagiário de sucesso!
Se você começou sua carreira como estagiário agora e quer sucesso no seu início profissional, confira algumas dicas que a gente separou pra você!
Leve o estágio a sério
Mesmo que seja um estágio, encare como uma oportunidade de ascender em sua carreira profissional e não apenas como uma obrigação escolar.
Lembre-se que mostrar dedicação pode abrir muitas portas para futuras oportunidades de emprego, além é claro, de conhecer pessoas influentes da área.
Esteja ali para aprender
Aproveite ao máximo para absorver conhecimento, principalmente de profissionais que já estão muito a sua frente em quesito acadêmico e com experiência no mercado.
Pergunte, observe, e tire dúvidas sempre que necessário. Ah, e aprenda não só sobre sua área, mas também sobre a cultura da profissão e os processos empresariais.
Escute o que precisa melhorar
Tem aquele líder ou outro colega que sempre te dá alguns toques ou opiniões sobre seu trabalho? Esteja aberto a ouvir e aplicar os feedbacks e críticas construtivas.
Essas informações são valiosas para seu crescimento profissional e pessoal.
Aprenda o que você gosta
Essa é uma excelente oportunidade para descobrir quais são as áreas de sua profissão que mais despertam seu interesse e fazem seus olhos brilharem.
Se possível, explore diferentes tarefas e projetos para entender quais são as suas preferências e aptidões.
Faça bons contatos
Como você já pode perceber, networking é fundamental em qualquer carreira.
Por isso, aproveite esse momento para construir relacionamentos positivos com colegas, supervisores e outros profissionais da área.
Estes contatos podem ser muito úteis no futuro, tanto para referências quanto para oportunidades de emprego. Portanto, procure ser gentil com todos e se faça “notável” em qualquer espaço que você esteja.
Seja proativo
Mostre iniciativa e vontade de ir além das tarefas básicas.
Nesse caso, sugerir ideias, voluntariar-se para novos projetos e mostrar interesse genuíno em aprender mais sobre a empresa ou a profissão, são atitudes que destacam um estagiário no ambiente de trabalho e aumenta a probabilidade de uma promoção.
Ao seguir essas dicas, é natural que você tenha uma experiência positiva nessa fase inicial no campo de trabalho, indo além do aprendizado eficaz, mas também, preparando o terreno para uma carreira de sucesso.