Uso de dados para recrutamento e retenção de talentos

Uso de Dados para Melhoria do Recrutamento e Retenção de Talentos

A era digital resultou em uma avalanche de dados que podem transformar significativamente o processo de recrutamento e retenção de talentos. 

Por isso, utilizar eles de maneira estratégica pode não apenas otimizar a contratação, mas também garantir que os talentos certos continuem na empresa satisfeitos e felizes. 

Mas, como fazer isso? Confira abaixo:

Recrutamento baseado em dados: como funciona?

Recrutamento baseado em dados: como funciona?

No momento de recrutar os novos colaboradores para sua empresa, é preciso ter cuidado e atenção para não errar na hora de selecionar os perfis. 

Por isso, usar os dados a seu favor pode te ajudar e muito nesse processo. 

1 – Identificação de perfis ideais 

Por meio da análise de dados, é possível identificar os atributos e habilidades que designam quais são os colaboradores de alto desempenho. 

Ferramentas de inteligência permitem mapear esses perfis, facilitando a busca por candidatos com características semelhantes ao da vaga que precisa ser preenchida, reduzindo o tempo de contratação e aumentando a precisão na seleção.

2 – Análise de currículos 

Sistemas de rastreamento de candidatos, como o LinkedIn e outras plataformas, utilizam algoritmos para analisar grandes volumes de currículos de forma eficiente. 

Esses sistemas focam nas palavras-chave e qualificações que correspondem aos requisitos da vaga, priorizando os candidatos mais adequados. 

Isso permite que os recrutadores foquem em aspectos que exigem mais detalhes e cuidados do processo seletivo.

3 – Previsão de necessidades futuras 

A análise preditiva permite que as empresas antecipem quais são as necessidades de contratação baseando-se em dados históricos e tendências de mercado, contribuindo para que essas organizações se preparem para os picos de demanda ou saídas de funcionários, mantendo um pipeline constante de talentos.

Retenção de talentos com inteligência de dados

E como usar essa tecnologia de análise de dados para reter aqueles talentos que já estão dentro da sua corporação? A gente te explica também.

1 – Análise de Sentimento 

Existem várias ferramentas de análise de sentimento, como a Feedz ou Qulture Rocks, que monitoram a satisfação e o engajamento dos funcionários. 

Identificar sinais de descontentamento antecipadamente permite que sua empresa tome medidas proativas para melhorar o ambiente de trabalho, reduzindo a taxa de turnover ou a perda de talentos.

É aqui que seu negócio se destaca ao tomar medidas para que o colaborador se sinta valorizado e não queira procurar outro lugar, seja por descontentamento ou outras questões.

2 – Personalização de planos de carreira 

Essa reunião de dados pode ser utilizada para criar planos de carreira personalizados, alinhando os sonhos dos funcionários com as necessidades da empresa. 

Isso aumenta o engajamento e a motivação, reduzindo a vontade de buscar emprego em outro lugar. 

Além disso, é preciso aplicar uma análise de desempenho contínua, o que ajuda a identificar oportunidades de desenvolvimento e promoção para novos cargos.

3 – Programas de retenção baseados em dados 

Outro ponto importante que pode ser visualizado por meio da análise de dados são os benefícios mais valorizados pelos funcionários. 

Com essas informações, sua empresa pode criar estratégias mais eficazes, criando incentivos que realmente fazem a diferença para o seu quadro de funcionários.

Exemplos práticos

De acordo com um estudo da Deloitte, empresas que utilizam dados em seus processos de recrutamento e retenção registram uma redução de 15% no tempo de preenchimento das vagas, além do aumento na retenção de talentos. 

Por isso, implementar essas estratégias pode transformar a maneira como as empresas recrutam e retêm seus melhores talentos, garantindo trabalho engajado e de alto desempenho a curto e a longo prazo.

Precisando contratar aprendizes ou estagiários? Conte com o CIEE/PR e deixe a burocracia com a gente!

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo