Há muito se fala sobre a implementação de programas de diversidade e inclusão dentro das empresas, e não é à toa: a humanidade está mudando, e assim, é essencial que as empresas acompanhem esse movimento.
Mas, ainda existem muitas dúvidas do porquê implementar essas mudanças. Hoje, o CIEE/PR te conta um pouco mais sobre isso.
Por que implementar programas de diversidade e inclusão?
A gente separou algumas razões que podem te ajudar a pensar mais sobre não só necessidade, mas benefício disso para seu negócio. Confira abaixo:
Mudança no mundo
A diversidade e a inclusão vão além de meras tendências, refletindo uma mudança significativa na forma como as organizações compreendem e valorizam as diferenças humanas. Ao abraçar uma ampla gama de perspectivas e experiências, as empresas não apenas enriquecem seu ambiente de trabalho, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Este compromisso com a diversidade reflete um reconhecimento de que cada indivíduo traz consigo uma riqueza única de ideias e capacidades que são essenciais para o desenvolvimento comunitário e organizacional.
Diferentes pontos de vista
A diversidade proporciona uma riqueza de diferentes perspectivas, ótimo para resolver problemas, trazer novas ideias e até novos produtos ou serviços.
Quando pessoas de diferentes origens, culturas e experiências se unem, unificam suas diferentes ideias e abordagens, tornando algo único. Tenha soluções mais criativas e eficazes.
Inovação constante
Ainda ligado ao ponto anterior, um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo fomenta a mudança constante.
Equipes diversificadas tendem a explorar novas possibilidades, seja dentro do produto já existente, do serviço que é oferecido ou até de uma nova linha que ainda está no mundo das ideias.
Como implementar esses programas?
E como começar todos esses programas de inclusão dentro do seu negócio? A gente também te dá dicas para isso:
Promova programas internos e externos
Para iniciar, é fundamental desenvolver tanto iniciativas internas quanto externas que promovam a diversidade e a inclusão.
Internamente, revise as políticas de contratação, promoção e remuneração para garantir que sejam justas e equilibradas.
Externamente, busque parcerias com organizações comunitárias e participe de eventos que promovam a diversidade. Isso reforça ainda mais o compromisso da sua empresa com a inclusão, expandindo seu employer branding para uma nova rede de talentos.
Faça ações para grupos específicos
Organize programas ou participe de eventos focados em empregar mulheres, a comunidade LGBTQ+, minorias étnicas, pessoas com deficiência, entre outros.
Além disso, pense na criação de:
- redes de apoio;
- mentorias;
- workshops;
- planos de desenvolvimento de carreira;
- fóruns de discussão.
Essas ações ajudam a criar um ambiente de trabalho onde todos se sentem valorizados e têm a oportunidade de crescer.
Lá você pode discutir tanto ações sobre o próprio negócio quanto temas da cultura organizacional, visão e missão da corporação, fortalecendo esse compromisso.
Dê continuidade às ações
De nada adianta falar sobre essas práticas, mas não dar continuidade nas mesmas, certo?
A diversidade e a inclusão devem ser vividas na sua empresa e não como algo que tem dia para acabar.
Por isso, estabeleça metas claras a curto e a longo prazo, revisando regularmente o progresso feito.
Faça pesquisas de clima organizacional e colete feedback dos funcionários para identificar áreas de melhoria.
A continuidade é essencial para construir uma cultura inclusiva e sustentável para as minorias dentro do seu negócio.
Eduque os funcionários antigos e novos
A educação é a base para promover a inclusão, principalmente em empresas que têm uma visão mais convencional ou tradicional.
Ofereça treinamentos regulares sobre esses temas para todos os colaboradores, desde os recém-contratados até os veteranos.
Promova pessoas diferentes
Outro ponto é garantir que as oportunidades de crescimento sejam acessíveis a todos os funcionários, independentemente de quem sejam. Uma empresa inclusiva não pode ter só pessoas “padrões” em cargos de liderança.
Por isso, crie programas de desenvolvimento que identifiquem e preparem variados talentos para cargos de maior responsabilidade.
Reconheça e valorize o potencial de todos, promovendo aqueles que possuem genuinamente competência e compromisso, independentemente de sua origem ou identidade.
Qual dessas dicas você vai começar a aplicar hoje mesmo dentro do seu negócio? Continue acompanhando o blog do CIEE/PR.