Dentro da programação comemorativa dos 50 anos de sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná homenageou diversas empresas de Londrina com a entrega do “Troféu Parceiros do CIEE Paraná”. O evento aconteceu hoje (24/08) em café da manhã no Hotel Blue Tree Premium com a presença de autoridades, empresários e dirigentes de instituições de ensino da região, diretores e colaboradores da instituição.
Participaram da solenidade o presidente do CIEE/PR, Arwed Kirchgässner, acompanhado dos vice-presidentes Domingos Murta Ramalho e Antônio Barbosa Lemes Júnior; do presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Fontana, bem como dos diretores da instituição, Ivo Klug e José Eduardo Moraes Sarmento, e do superintendente da instituição, Paulo Mira.
Na abertura da solenidade, o presidente Arwed Kirchgässner disse que nas cinco décadas de atuação, a entidade cresceu e se consolidou como referência em programas de estágio, aprendizagem e cursos de capacitação profissional.
“Para atingir esse objetivo – acentuou – são necessárias ações efetivas que busquem na qualidade um sistema eficiente. No balanço dos 50 anos de atividades, o CIEE/PR destacou-se pelo saldo positivo de inserção de jovens em estágios, com reflexos na concessão de centenas de milhares de bolsas-auxílio que, em grande parte dos casos, é a única renda para o estudante manter-se nos estudos e, por vezes, até complementar o orçamento familiar. Hoje, em tempos de inquietações políticas e ameaças de destituições de direitos sociais, o CIEE/PR segue avançando. Fatos relevantes marcaram o ano da entidade,caracterizados por muito trabalho, da nossa Diretoria Executiva e da eficaz equipe de colaboradores”.
O presidente do CIEE/PR alinhou, ainda, uma série de eventos comemorativos do cinquentenário, entre eles a realização em Curitiba do “Seminário Sobre as Entidades do Terceiro Setor e Filantrópicas e sua Responsabilidade Social no Brasil.
Por sua vez, o presidente do Conselho Deliberativo, do CIEE/PR, Fernando Fontana,, destacou fatos relevantes na trajetória da instituição que, segundo ele, precisa projetar suas ações para os próximos 50 anos, com o mesmo objetivo dos fundadores e sucessores de continuar e intensificar o seu papel social de inclusão das futuras gerações no mercado de trabalho. Fontana ressaltou também aspectos da criação e expansão do CIEE/PR para o interior do estado, inclusive as regiões de Londrina e Maringá incluídas nas homenagens aos parceiros que estão ajudando a construir a história da Instituição.
Ainda, como convidado especial, o professor Paulo Delgado, coordenador do CIEE Nacional em Brasília, realizou palestra sobre “Educação Brasileira, o Jovem e o Mercado de Trabalho”. Conferencista e consultor nas áreas educacional, politica, empresarial e trabalhista, o palestrante é, também, articulista de vários jornais do país.
Paulo Delgado afirmou que o itinerário dos jovens não pode deixar de conter a valorização social da formação técnica e profissional. “Nele –frisou – deve estar articulado o interesse do estudante ,do setor produtivo, do empresário e do trabalho como caminho da cidadania autorregulada. Fortalecendo os vínculos do jovem com os estágios profissionais e o contrato de aprendizagem que vier a estabelecer. Vestir a camisa do estudo, do trabalho e do emprego como o CIEE de vocês a veste nos jovens paranaenses há 50 anos”.
Fundação
O CIEE/PR foi fundado em 14 de agosto de 1967 por iniciativa de um grupo de professores e empresários, então preocupados com o distanciamento entre a formação teórica do estudante na escola e a capacitação prática para acesso ao mercado de trabalho.
Como associação civil sem fins lucrativos, de utilidade pública e reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS – o CIEE/PR disponibiliza os programas de estágio (para estudantes acima de 16 anos de idade) e aprendiz (para jovens entre 14 e 24 anos de idade), além dos cursos livres de capacitação para o trabalho.
Desde a fundação, dezenas de milhares de estudantes foram encaminhados pelo CIEE/PR para estágio nas empresas parceiras. Muitos tornaram-se profissionais bem-sucedidos que hoje ocupam posições de destaque em grandes organizações corporativas, na Magistratura, nos Poderes Legislativo e Executivo, evidenciando os benefícios da formação acadêmica complementada pela prática no ambiente de trabalho.
O estágio é o primeiro passo para o estudante adquirir experiências que o ajudarão a ter acesso ao futuro emprego.
Homenageados
Foram homenageadas com o Troféu Parceiros do CIEE Paraná diversas empresas e instituições de ensino de Londrina como reconhecimento à contribuição que vêm prestando para inserção de jovens no mercado de trabalho, através dos programas de estágio e aprendiz. O troféu foi criado em 2014 pelo escultor Luiz Gagliastri e representa uma figura humana estilizada na forma de um guerreiro com uma lança que expressa a solidez de suas atitudes. Junto ao coração, o escudo com a logomarca do CIEE caracteriza o motivo que impulsionou a sua conquista.
São elas: Agrícola Jandele, representada pelo gerente Gualter Guimarães Godinho; Moinho Globo Alimentos – diretor Giancarlo Ventureli; Sandoz do Brasil, representada pela gerente de RH Alessandra Estima; Vectra Construtora, representada por Ricardo Eiti Yamaguchi; Universidade Estadual de Londrina (UEL), representada pela Pró-Reitora de Graduação, professora Sueli Edi Rufino; e UNOPAR, representada pelas professoras Flávia Pelissari Pomin Frutos e Maria Isabel Andrade Cogo.