Mais do que uma ferramenta de entretenimento para uso pessoal, as redes sociais têm complementado o processo de recrutamento e seleção nos dias de hoje. A facilidade e rapidez de utilizar as mídias sociais tem feito com que as empresas passassem a visualizar os perfis de candidatos através de plataformas como LinkedIn, Facebook ou Twitter.
As redes vêm ganhando espaço em função de sua praticidade e para baratear os custos dos processos de recrutamento e seleção. Outra vantagem é o retorno mais rápido, além de ajudar a montar uma base de dados para busca de profissionais com um perfil determinado. Existem grupos no Facebook e Linkedin direcionados para encontrar vagas e os recrutadores costumam olhar os perfis nessas redes.
É preciso que quem está em busca de uma vaga trabalho ou estágio cuide com o que posta na internet. Muitas empresas olham as redes dos candidatos na hora da seleção. Estudos mostram que informações negativas ou fotos inadequadas em perfis podem influenciar na avaliação de um candidato, mesmo que ele seja qualificado e possua um ótimo currículo.
Outro aspecto importante no recrutamento pelas redes sociais é que a própria empresa pode divulgar suas oportunidades de trabalho e apresentar suas políticas, processos e a cultura, atraindo candidatos e afastando aqueles que não se identificam com a organização.
Essa visibilidade da empresa contribui, sem dúvida, de maneira muito significativa para a mais rápida integração do candidato escolhido e o seu teste de compatibilidade com a empresa. É uma alternativa para encontrar profissionais mais qualificados, preencher vagas “difíceis”, obter referências sobre o candidato, avaliar o “valor” desse profissional no mercado, além de possibilitar analisar um maior número de candidatos e escolher o melhor para a empresa.