Entenda o que é o TDAH, quais os sintomas e veja dicas para melhorar o desempenho na escola ou no trabalho após o diagnóstico.
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 2 milhões de brasileiros têm TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), uma condição do neurodesenvolvimento que pode afetar o dia a dia de uma pessoa, como o desempenho na escola ou no trabalho.
Entenda o que é o TDAH, quais são os sintomas e, ainda, veja dicas para ajudar a melhorar o rendimento nesses ambientes. Vamos lá?
O que é TDAH?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem origem neurobiológica, que interfere no desenvolvimento psicológico.
O TDAH manifesta-se, principalmente, com dificuldades de atenção e concentração, incapacidade de controlar a impulsividade e o nível de atividade motora.
Apesar de já ter sido considerado uma doença de criança, o TDAH atinge também os adultos, já que não tem cura. Dessa forma, alguns sintomas podem afetar o dia a dia da pessoa com TDAH na escola ou no mercado de trabalho.
Sintomas do TDAH
O TDAH pode ser caracterizado por sintomas bem definidos e contínuos, como:
- Dificuldade em prestar atenção e manter a concentração.
- Comportamentos impulsivos.
- Inquietação física.
- Falta de atenção aos detalhes.
- Dificuldade em manter a concentração em tarefas ou atividades.
- Dificuldade em se concentrar para ouvir.
- Não segue instruções e tem dificuldade em concluir as atividades.
- Tem dificuldade em organizar tarefas ou atividades diárias comuns.
- Se distrai com estímulos externos.
- Hiperatividade/impulsividade.
Algumas áreas da vida cotidiana, como escola, amizades e trabalho são significativamente influenciadas por esse transtorno.
Como melhorar o rendimento escolar ou no trabalho
Apesar de não haver cura para o TDAH, a condição é totalmente tratável e os sintomas podem ser controlados. Dessa forma, pessoas com o transtorno conseguem ter uma vida normal e excelente desempenho na escola e no trabalho.
Por isso, confira algumas dicas para melhorar o desempenho mesmo com TDAH.
Faça tratamento com seu médico
O primeiro passo para ter uma vida normal é fazer o tratamento correto com um médico especializado. Em alguns casos, pode ser necessário usar alguns remédios, mas eles devem sempre ser prescritos por um médico. Jamais faça uso de automedicação.
Busque tratamentos alternativos
Além do acompanhamento médico, você pode buscar por alguns tratamentos alternativos complementares, que lidam com os sintomas da condição. Algumas opções são:
- psicoterapia;
- yoga;
- acupuntura;
- shiatsu;
- coaching comportamental;
- ginástica cerebral (jogos de estratégia e memorização, por exemplo).
Tenha um estilo de vida saudável
Manter um estilo de vida saudável é muito importante para controlar os sintomas do TDAH. O exercício físico, por exemplo, desenvolve as funções do cérebro que controlam a impulsividade e a hiperatividade, além de liberar endorfinas que acalmam o cérebro. Atividades físicas elevam os níveis de dopamina, noradrenalina e serotonina do sangue, o que é indicado para regular a capacidade de foco e concentração.
Aliado a isso, uma alimentação saudável é essencial para ajudar no rendimento escolar ou trabalho. Por exemplo, evite alimentos ricos em corantes, conservantes, açúcares e gordura, que podem piorar o comportamento e impulsividade. Opte sempre por alimentos como legumes, frutas e proteínas.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado, dicas de saúde e comportamento, notícias e novidades do CIEE/PR.