Novembro azul: cuidar da saúde também é coisa de homem!

Entenda a importância da campanha Novembro Azul para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.

 

Chegou o Novembro Azul, mês da campanha dedicada à conscientização sobre o câncer masculino (próstata e testículos). Segundo tipo mais comum entre os homens, ele representa 29% dos diagnósticos da doença em homens, perdendo apenas para o câncer de pele, segundo a Alesp (Assembleia legislativa do estado de São Paulo).

Durante esse mês, é importante conscientizar a todos sobre a importância da visita ao médico para o diagnóstico precoce. Confira abaixo dicas para essa conscientização em todos os ambientes, incluindo no trabalho ou escola. 

O que é?

O Novembro Azul é uma campanha cujo propósito é conscientizar os homens sobre a importância da atenção à saúde, em particular, da prevenção para diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que pode ser tratada com sucesso se for identificada em estágios iniciais. 

No entanto, lamentavelmente, muitos homens têm resistência em realizar check-ups e exames de rotina. Dessa forma, o Novembro Azul foi criado para ser um mês de conscientização sobre o assunto. 

A importância da conscientização

A conscientização é o primeiro passo para ajudar na cura da doença. Estudos apontam que, quando o câncer de próstata é diagnosticado no início, as chances de cura da doença são de até 90%. Contudo, cerca de 20% dos casos não são detectados no início. 

Além disso, um estudo conduzido pelo Centro de Referência da Saúde do Homem aponta que 60% dos pacientes só buscam atendimento médico quando a doença já está em estado avançado e com menos chances de cura. 

Como conscientizar os homens

 

Fale sobre a importância do diagnóstico precoce

A visita a um urologista ainda é um tabu entre os homens, mas é necessário fazer uma conscientização para que eles entendam que essa ação pode salvar vidas. 

O diagnóstico precoce da doença pode ser decisivo e aumentar as chances de cura em até 90%. Sendo assim, é importante que todos os homens após os 50 anos, mesmo que sejam totalmente assintomáticos, visitem o urologista e façam os exames necessários uma vez ao ano. 

Já homens com fatores de risco também devem fazer exames regularmente, ainda que tenham menos de 50 anos. 

Entenda os fatores de risco

Os principais fatores que aumentam a vulnerabilidade ao câncer de próstata são:

– Idade: após os 50 anos, o risco aumenta. Além disso, quanto mais avançada a idade, maiores se tornam os riscos;
– Antecedentes familiares: a presença de casos na família (como no pai, tios ou irmãos) dobra o risco;
– Etnia: homens de origem afrodescendente têm uma probabilidade maior de desenvolver esse tipo de câncer;
– Obesidade: devido a alterações hormonais, pessoas com excesso de peso têm um risco maior. 

Liste os sintomas

Geralmente, o câncer de próstata não apresenta sinais nos estágios iniciais da doença. Por isso, é importante fazer exames. Os sintomas geralmente só aparecem em estágios avançados, e podem ser:

– Dificuldade para urinar ou vontade frequente de urinar;
– Dor ao urinar;
– Sangue na urina ou no esperma;
– Dor nos ossos;
– Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga completamente;
– Tendência de contrair infecções urinárias;
– Dificuldade em ter uma ereção, bem como dor durante a ejaculação.

Ao apresentar um ou mais sintomas é importante procurar um médico com urgência. 

Mais informações podem ser obtidas através da cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para conferir outras dicas para seu crescimento profissional e pessoal, além de notícias e novidades do CIEE/PR.

 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo