O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) comemorou hoje (dia 14/08) seu 52º aniversário de fundação com um café da manhã para convidados, estando entre eles autoridades, empresários e dirigentes de instituições de ensino parceiras nos programas de estágio, aprendizagem e cursos de capacitação para jovens estudantes que buscam sua inserção no mercado de trabalho.
Ao abrir a solenidade, o presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, disse que “aproximadamente 1,5 milhão de jovens paranaenses, grande parte deles em situação de vulnerabilidade social ou econômica participaram dos programas oferecidos pela entidade. Viram realizados os seus sonhos de estarem inseridos no mundo do trabalho e, hoje, ocuparem posições de destaque na magistratura, nos poderes legislativo e executivo, no empresariado e na sociedade paranaense em geral”.
O presidente Murta destacou a visão avançada dos fundadores e conselheiros do CIEE/PR, em 1967, entre eles Euro Brandão, Flávio Suplicy de Lacerda e Arnaldo Rebello, a mente aberta dos ex-governadores Ney Braga, Pedro Viriato Parigot de Souza e Jayme Canet Júnior, bem como dos empresários Avelino Vieira, Edmundo Lemanski e Francisco Cunha Pereira Filho.
Foi destacada também a contribuição dos ex-presidentes Arnaldo Nascimento Rebello, José Lacerda Júnior, Mário Dias, Werner Egon Schrappe, Fernando Fontana, Sinval Zaidan Lobato Machado, Delly Macedo, Ocyron Cunha, Alcino Miguel de Amorim, Luiz Nicolau Mäder Sunyé, José Ribamar Brasil dos Reis, Arwed Kirchgässner e o atual presidente Domingos Murta, como responsáveis pelo crescimento da instituição até o momento.
“O CIEE orgulha-se de ter contribuído com ações filantrópicas e de assistência social e não deixou de atender seu público, primando não só pela qualidade, como também pelo impacto social dos seus programas nas comunidades em que está inserido.”
Atualmente, a instituição administra 4.500 aprendizes, 35 mil estagiários contratados pelas empresas parceiras, representando aproximadamente 400 mil bolsas-auxílio nos últimos 12 meses, benefício este de grande efeito socioeconômico para manutenção das despesas pessoais dos próprios estudantes e até de reforço na renda familiar.
Murta disse ser importante ressaltar, ainda, os convênios de parcerias assinados com o governo do Estado do Paraná, prefeituras de Curitiba e de outros municípios paranaenses, bem como o Tribunal de Justiça do Paraná e o 20º Batalhão de Infantaria Blindado, visando a execução de programas de capacitação de jovens para o mundo do trabalho.
O presidente Murta agradeceu o apoio das empresas e das instituições de ensino parceiras “por acreditarem e valorizarem os programas de estágio e aprendizagem como indutores da nossa juventude na busca de um futuro digno”.
Gratidão especial foi direcionada, ainda, aos diretores e conselheiros do CIEE Paraná pela dedicação à nobre causa de doação voluntária no apoio aos jovens que querem um lugar ao sol para suas vidas. E encerrou seu discurso dizendo:
“Categoricamente, vou afirmar que a foto dos 52 anos de fundação do CIEE/PR seria descolorida não fossem os membros do valoroso corpo funcional que, além de cumprirem suas obrigações de trabalho se imbuíram do espírito de bem servir o seu semelhante. O CIEE continua transformando vidas e construindo futuros.”
(Esta primeira matéria (I) será complementada com mais duas publicações, abordando a palestra do empreendedor social Fábio Silva, discursos, recepção a novos conselheiros e convidados e homenagem ao ex-estagiário Jose Maurino de Oliveira Martins).