O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná lançou na terça-feira (20/06) o livro – 50 Anos Construindo Histórias” – sobre os Programas de Estágio e Aprendizagem que realiza para inclusão de jovens estudantes no mundo do trabalho. O evento aconteceu na sede da entidade, em Curitiba (rua Ivo Leão, 42), com a presença de convidados das áreas empresariais e educacionais, além de diretores e colaboradores da própria instituição.
Na abertura da solenidade, o presidente do CIEE/PR Arwed Kirchgässner, disse que são 5 décadas de história em que a publicação retrata uma parcela significativa da existência da entidade com um grande acervo de depoimentos e serviços prestados a milhares de jovens, empresas públicas e privadas, educadores e à comunidade em geral.
“O livro é resultado de pesquisas e documentos importantes reunidos pela equipe de produção, bem como depoimentos emocionantes de pessoas que vivenciaram a trajetória do CIEE/PR, dando o seu testemunho dos benefícios auferidos por estagiários e aprendizes na batalha para acesso ao mercado de trabalho” – acentuou.
Por fim, o presidente Arwed Kirchgässner agradeceu à comissão organizadora dos eventos que marcam o cinquentenário do CIEE, bem como ao autor do livro, jornalista Sergio de Almeida, e aos colaboradores Andressa Faria e Jonas Cristo, participantes da equipe de produção. O livro é, antes de tudo, um documento sobre sonhos, ideias e fatos que inspiraram a criação da entidade no dia 14 de agosto de 1967, marco inicial de grandes transformações que mudaram a vida de centenas de milhares de pessoas pela experiência vivenciada com a inclusão no mundo do trabalho através do estágio e da aprendizagem profissional.
Fontana
O presidente do Conselho Deliberativo do CIEE/PR, Fernando Fontana, lembrou fatos que precederam à criação da instituição, na década de 1960, com a participação de professores universitários e empresários que buscavam maior aproximação entre as empresas e instituições de ensino para viabilizar a união dos ensinamentos teóricos da vida acadêmica com a prática no ambiente de trabalho das empresas. “Essas pessoas se reuniam em torno de ideias que pudessem atender o interesse dos jovens estudantes, culminando com a materialização dos sonhos dos fundadores,
“Apoiado no tripé dos programas de estágio, aprendizes e cursos gratuitos de capacitação para o trabalho, o CIEE/PR, seguramente, correspondeu às funções para as quais foi criado, com o apoio de todos os seus diretores e colaboradores que o ajudaram a crescer ao longo dos anos” – concluiu Fontana.
Participaram do evento convidados das áreas empresariais e educacionais.