Para muito além da integração dos estudantes nas empresas através do Estágio, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR), entidade de assistência social, atua também com o desenvolvimento de Programas de Aprendizagem, Cursos de Capacitação para o trabalho e Programas Sociais, entre os quais se destacam o “Jovem em Ação” e “Família em Ação”.
Através de seus programas e parcerias, o CIEE/PR tem contribuído ao longo dos anos com a transformação de vida de diversas pessoas, de modo especial dos adolescentes e jovens em início de carreira, atuando como propulsor para uma maior qualificação de indivíduos que buscam por oportunidades de crescimento.
Com atuação estadual desde julho de 2018, o “Programa Jovem em Ação” do CIEE/PR é ofertado de maneira gratuita e aberta a comunidade, destinado a jovens entre 14 e 22 anos, em especial, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Realizado em 4 encontros, o programa promove o acolhimento inicial do jovem que deseja ingressar no mundo do trabalho, tendo como foco a promoção da cidadania e da capacitação profissional, a fim de oportunizar o desenvolvimento da empregabilidade e a geração de renda.
Entre as temáticas abordadas nos encontros, estão: o relacionamento, criação e fortalecimento de vínculos de afetividade familiar; trabalho em grupo, autonomia e autoestima; gravidez na adolescência – reflexão sobre planejamento familiar e representações sociais; sexualidade e questões de gênero; Direitos Humanos; o mundo do trabalho e dicas para entrevista.
Ao final, os jovens com 100% de frequência recebem certificados de participação, enquanto suas famílias são convidadas para participar do “Programa Família em Ação”, completando o ciclo de atividades do CIEE/PR de estímulo ao fortalecimento dos vínculos familiares. O objetivo desta ação conjunta é que os jovens possam ser encaminhados às entrevistas de emprego, através do Programa de Aprendizagem, mais conscientes do seu potencial para enfrentar os desafios da vida com eficiência e apoio da família.
Entre os meses de outubro de 2018 e julho de 2019, mais de 100 jovens que concluíram o Programa Jovem em Ação, em Maringá, foram contratados na categoria de aprendiz por empresas do próprio Município e Região (Sarandi, Paiçandu, Mandaguari, Marialva e Mandaguaçu) por intermédio do CIEE/PR. As atividades ocupacionais variam entre Serviços Administrativos, Serviços de Auxiliar de Produção, Serviços de Varejo e Supermercado e Serviços Comerciais e Varejo.
Para o estudante Adryan Fellipe, Aprendiz na área de Serviços Administrativos em Maringá, a participação no Programa Jovem em Ação do CIEE/PR foi fundamental para sua inserção no mundo do trabalho “Graças a tudo o que nos foi ensinado, como por exemplo: trabalho em equipe, autoconhecimento e dicas de entrevistas, eu e muitos outros colegas conseguimos nosso tão sonhado trabalho”.
Por sua vez, as empresas que necessitam cumprir sua cota de aprendizagem também são beneficiadas pelos programas sociais desenvolvidos pelo CIEE/PR, como relatou a Assistente de Recursos Humanos, Brunna Angélica dos Santos da empresa Praxis Gestão Empresarial, parceira na região de Maringá “É importante tê-los conosco (aprendizes), não só por questões legais, mas pelo crescimento mutuo que essa relação proporciona. É um exercício para as equipes, em delegar, ensinar e orientar sobre determinadas atividades e também acreditamos que seja uma oportunidade de crescimento pessoal, intelectual e profissional para os jovens. Aqui os aprendizes são tratados como colaboradores efetivos, tendo oportunidade de crescimento profissional, inclusive com oportunidade de efetivação.”
Para Glayce Mello do Centro de Suporte e Treinamento da empresa Objective, também parceira do CIEE/PR em Maringá, é possível perceber nitidamente os ganhos obtidos pelos jovens em questão de responsabilidade e habilidades “É possível ver nitidamente que ganharam responsabilidade, maturidade, ampliaram suas habilidades de comunicação, seu raciocínio e seus conhecimentos técnicos e, principalmente, que estão felizes de participarem de algo maior. Os jovens aprendizes estão ajudando muitíssimo a harmonizar o nosso fluxo e realizar as entregas com mais agilidade e qualidade. Ficamos imensamente contentes em vê-los se desenvolvendo profissional e pessoalmente com o bom serviço que têm realizado.”