Prática deve ser combatida para que se consiga um ambiente de trabalho saudável e produtivo
O assédio moral é um dos principais problemas que podemos encontrar no ambiente de trabalho. Infelizmente, este tipo de abuso é muito comum e pode ser um risco para os trabalhadores e para a própria empresa se não for combatido.
Assédio moral é a constante e continuada exposição de alguém, normalmente um funcionário em uma escala mais baixa da hierarquia da empresa, a situações de humilhação, abuso, desconforto e constrangimento dentro da empresa.
Algumas situações que podem configurar assédio moral são:
Um ambiente de trabalho saudável só é possível se as relações forem baseadas no respeito. Livrar-se do assédio moral é fundamental para que qualquer ambiente de trabalho funcione em harmonia.
Palestras, workshops e cursos podem ser boas opções tanto para falar abertamente sobre o assédio moral e suas consequências quanto para unir a equipe. Além de promover este tipo de atividade, crie também um canal de comunicação claro e fácil de usar entre os colaboradores e os gestores. Assim, a empresa garante que o assédio moral não passe despercebido.
Um código de ética é importante para guiar as relações dentro da empresa. Com ele, fica muito claro quais são os limites e as atitudes que podem ou não ser tomadas.
O assédio moral é um problema silencioso e, se não for denunciado, pode passar despercebido. Denunciar o assédio, seja ele com você ou com algum colega, é muito importante. Fale com algum superior de confiança, com o sindicato de sua categoria ou com seu advogado. Isso é fundamental para evitar que o problema fique ainda maior.
O CIEE/PR apoia iniciativas de boas práticas e relações saudáveis no ambiente de trabalho!