Estar na ponta final de uma empresa é uma responsabilidade grande. Confira algumas dicas que irão facilitar na hora de assumir o papel de atender o público
Seja trabalhando com vendas, atendimento, relações públicas e outras profissões que falam com pessoas de fora da empresa, aprender as técnicas para ter desenvoltura e confiança para fazer essa tarefa é fundamental.
Abaixo estão algumas dicas para conversar com os outros de maneira profissional:
É muito fácil achar que a principal qualidade na hora de se comunicar com o público é falar bem, mas isso não é exatamente verdade. A principal característica que você deve desenvolver é a capacidade de ouvir. Se estiver falando cara a cara, olhe sempre nos olhos das pessoas para mostrar que está prestando atenção às suas reclamações e solicitações.
Ao ouvir, você mostra para a pessoa que o que ela diz é importante, e isso já é meio caminho andado para uma comunicação positiva.
Mesmo que o atendimento da empresa seja impecável e tudo seja feito de maneira correta, justa e eficaz, receber reclamações e críticas é praticamente inevitável. É impossível agradar a todos o tempo todo – e está tudo bem!
A única coisa que não se pode fazer nesses casos é ignorar as queixas. O público pode estar dando um sinal de que a empresa precisa mudar suas práticas e é preciso estar atento para não deixar que esse alerta passe despercebido. Saber lidar com as reclamações é prestar atenção nelas e resolver os problemas de maneira proativa.
Ao se relacionar com o público, você representa a empresa para a qual trabalha. Isso significa que as pessoas enxergam a empresa ao falar com você. Essa é uma grande responsabilidade, mas também uma boa oportunidade de mostrar seu envolvimento com as ideias e princípios da organização.
Esteja sempre bem informado sobre as coisas da empresa para informar e atender bem o público.
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