Foi realizado no dia 16/03/17 em Curitiba o “Seminário Sobre as Entidades do Terceiro Setor, Filantrópicas e sua Responsabilidade Social no Brasil – Principais Questões”. Na abertura do evento, o presidente do Conselho Diretor do CIEE Nacional e presidente do Conselho de Administração do CIEE/SP, Luiz Gonzaga Bertelli, enfatizou as virtudes dos programas de estágio e aprendizagem para os jovens brasileiros e as preocupações gerais que cercam as atividades das entidades filantrópicas no tocante às normas que regem o setor.
“A nossa preocupação maior é exatamente criar condições para inclusão social do jovem no mercado de trabalho, precípua missão do Centro de Integração Empresa-Escola que hoje tem unidades espalhadas por todo o Brasil , sendo uma delas aqui no Paraná sob o comando do nosso coirmão CIEE/PR. E a finalidade é criar condições favoráveis com a concessão de bolsas-auxílios, mais oportunidades de estágio e aprendizagem para encaminhamento dos nossos jovens ao mercado de trabalho, cada vez mais difícil em face da precariedade da educação brasileira que não os prepara adequadamente para as exigências do trabalho nas empresas. Então, resta-nos a tarefa – como uma organização filantrópica, sem finalidade lucrativa, – arregimentar colaborações das empresas privadas e públicas concedentes de vagas para que os jovens, com seu trabalho prático, ajudem essas empresas no desenvolvimento sustentável do país.”
Bertelli lembrou que, desde sua criação há 53 anos, o CIEE já encaminhou cerca de 16 milhões de jovens ao mercado de trabalho, tornando-se grande parte deles empresários bem-sucedidos, juristas e profissionais de outras áreas que começaram suas carreiras por meio do estágio.
Cinquentenário
Por sua vez, o presidente do CIEE/PR destacou dois fatos relevantes: a comemoração, neste ano, do cinquentenário de fundação da instituição e o atingimento da marca de 1 milhão de estudantes colocados em estágio nas empresas parceiras. Na ocasião, o presidente Arwed Kirchgässner e o presidente do Conselho Deliberativo do CIEE/PR, Fernando Fontana, receberam placa do presidente do CIEE Nacional,e CIEE de São Paulo, Luiz Gonzaga Bertelli, em homenagem pelos 50 anos da entidade paranaense.
Falaram, ainda, sobre o tema do Seminário o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT/PR), o professor Paulo Delgado (coordenador do CIEE Nacional) e as professoras doutoras Flávia Oliveira e Juliana Monteiro, que lançaram na ocasião o livro “Terceiro Setor e a Responsabilidade Social”.