Falar em público não precisa ser aquela experiência aterrorizante. Veja como se dar bem nesses momentos
Há quem diga que o medo de falar em público é maior em algumas pessoas do que qualquer outro. Porém, não há muito como fugir destas experiências: temos que lidar com falas em público desde os primeiros anos de escola – e normalmente este tipo de atividade se estende por toda a nossa vida durante os anos de trabalho.
A boa notícia é que esse medo pode ser superado com alguma prática. Veja abaixo cinco dicas para tornar esse momento mais fácil:
A primeira dica é a mais óbvia, mas talvez a mais importante. Preparar-se bem é fundamental para falar com segurança. O nervosismo natural de uma fala em público já é ruim o suficiente – se o juntarmos com o nervosismo de não dominar o assunto, a possibilidade de “travar” na frente de todo mundo aumenta consideravelmente.
Uma boa ideia na hora da preparação é considerar que você vai ficar nervoso, e não tentar fugir disso. Todo mundo fica, até mesmo os mais experientes. Levando isso em consideração desde o começo, a possibilidade de lidar melhor com o nervosismo aumenta.
É tentador simplesmente decorar sua fala frase por frase, mas essa nunca é a melhor ideia. É muito mais fácil saber quais são os pontos principais do assunto e tratar deles naturalmente, como se estivesse explicando suas ideias para seus amigos. Além de deixar sua apresentação menos fluida, decorar um texto é muito mais arriscado: é muito mais fácil esquecer algo que você decorou do que algo que você domina.
Embora a preparação e o domínio do assunto sejam fundamentais para uma apresentação, preocupar-se demais antes que o momento chegue é um problema que deve ser evitado. A ansiedade antes da fala em público pode piorar o nervosismo quando o momento realmente chega – e, normalmente, percebemos que as coisas nem são tão ruins quanto eram na nossa cabeça.
Independentemente de qual seja a apresentação, palestra ou fala, é importante tentar entrar em sintonia com seu público para ganhar a confiança dos ouvintes. Tente conversar com algumas pessoas antes da hora. Quando estiver falando, olhe as pessoas nos olhos e tente interagir com elas o máximo possível. Assim, a tendência é que sua fala seja mais aceita e tudo flua mais naturalmente.
Falar em público pode ser um pesadelo para os mais tímidos entre nós, mas não precisa ser assim. Se você estiver tranquilo, confiante e preparado, esta pode ser uma ótima oportunidade para compartilhar suas ideias e conversar com as pessoas sendo o foco das atenções. Na medida do possível, tente se divertir enquanto estiver com a palavra e mostrar que você sabe do que está falando.
O CIEE/PR oferece mensalmente cursos gratuitos de oratória para quem quer se aprofundar no tema e desenvolver sua capacidade de falar em público. Clique aqui e veja dias e horários.